O que é melhor pra um canhoto(a) ?

É muito comum essa dúvida de quem começa a tocar e é canhoto:
Inverter as cordas ou aprender a tocar sem alterar o ukulele?

Talvez seja mais fácil inverter as cordas, mas isso fará com que você não consiga tocar os ukuleles dos seus amigos quando você for ao ukeday, por exemplo. E ninguém vai conseguir tocar o seu também.

Você é canhoto(a) ou conhece um? O que você acha?

images%20(6)

O ideal, para mim, seria a inversão. Todas os materiais sobre ukulele falam sobre a sequência padrão de baixo para cima de cordas nas afinações tradicionais 1.A 2.E 3.C 4.A e acho que isso atrapalharia muito no aprendizado do uker canhoto pois o “dedo x” não iria mais na “casa x”.

É, isso não tinha pensado, na referência dos numeros das cordas. Me pergunto se os desenhos dos acordes também dificultam o entendimento, será? Acho que sim, né

Olá pessoal tudo bem gosta de deixar aqui minha opinião, então já dei aulas para canhoto e não vi dificuldade para ensinar da forma tradicional lógico que o raciocínio muda pelas cordas estarem em outra posição mais a interpretação dos desenhos ou shapes continua normal tanto para destros como para canhotos.

Os instrumentos de corda tem essa questão de poder inverter as cordas, mas existem casos em que quem é canhoto toca como destro ou ainda, a pessoa é canhota e apenas muda o instrumento de lado mas mantém as cordas na posição de quem é destro…
Acho que o mais importante é o conforto pra quem toca.

Essa é uma questão que não existe uma fórmula pronta. Diversas sugestões podem ser usadas e os resultados também serão diversos. No entanto, como uma opinião pessoal sugeriria que tocasse como destro, ainda mais se a pessoa estiver começando. No início nenhuma das duas posições, (canhoto ou destro), aprenderam nada ou pouco aprenderam. Sendo assim, acredito que um canhoto vai aprender tranquilamente a tocar como destro.

Exato! Esta questão pra mim foi resolvida a alguns dias atrás pois uma cliente, preocupada com isso, me perguntou sobre. Prontamente respondi e ela feliz agradeceu mal sabendo ela que me abriu o olho para algo ainda não questionado e debatido. Parabéns por esse artigo. Que venham outros.